(31) 3285-1133
(31) 99991-3951
Tratamentos
Geriatria

A melhoria das condições de saúde, a crescente expectativa de vida no mundo culminaram com o crescente aumento da população idosa e consequente aumento na incidência das doenças relacionadas a esse período da vida.

Com o envelhecimento, as pessoas tornam-se menos ativas, resultando em um declínio na capacidade física. Algumas mudanças no sistema musculoesquelético do idoso são evidenciadas como: perda da massa muscular, diminuição da força muscular, desgaste da cartilagem articular, encurtamentos musculares acarretando dificuldades em realizar tarefas simples do dia a dia, perda da massa óssea e aumento do risco de fraturas.

A realização de exercícios terapêuticos personalizados nessa fase da vida propicia um envelhecimento mais saudável, possibilitando a realização das atividades de vida diária com  mais autonomia.

Dentre algumas vantagens da realização da fisioterapia em piscina aquecida para o paciente idoso, podemos citar: o efeito do empuxo que diminui o estresse sobre as articulações possibilitando a realização de atividades que seriam impossíveis de serem executadas em solo; e o ambiente aquático oferece menos riscos de quedas, lesões e fraturas.

Os objetivos da reabilitação aquática para o idoso são: redução da dor, aumento ou manutenção das amplitudes de movimento, aumento da força e resistência muscular, melhora das reações de equilíbrio, coordenação e das atividades funcionais.