(31) 3285-1133
(31) 99991-3951
Tratamentos
A Fisioterapia Aquática

A fisioterapia aquática é um recurso da área da reabilitação e é indicada para tratamentos nas áreas da: geriatria, ortopedia, reumatologia, oncologia, neurologia, pediatria, esportiva e gestantes.

Consiste na realização de exercícios terapêuticos específicos em piscina aquecida, com o objetivo de prevenir doenças, promover e manter a saúde, curar, tratar e reabilitar as alterações funcionais. Utiliza-se de equipamentos específicos e técnicas especializadas.

O método de trabalho baseia-se em uma completa avaliação inicial que permite ao fisioterapeuta conhecer as necessidades  individuais de cada paciente, para que se possa elaborar um programa de reabilitação aquática específico para cada caso a ser tratado.

As propriedades físicas da água (flutuação, pressão hidrostática, viscosidade, turbulência, densidade) exercem um papel fundamental nas respostas terapêuticas do tratamento. A flutuação por exemplo pode ser utilizada para auxiliar, resistir ou suportar o movimento. A pressão hidrostática auxilia na redução do edema.

Dentre os benefícios da terapia aquática, podemos citar: alívio da dor, melhora das amplitudes de movimento, fortalecimento muscular, melhora do condicionamento cardiorrespiratório, melhora do equilíbrio, postura, coordenação e das atividades funcionais.