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Dicas De Saúde

O envelhecimento saudável consiste em envelhecer com alta capacidade funcional física e mental, com forte entrosamento social e menor probabilidade de desenvolver doenças crônicas.

Além de adotar uma alimentação equilibrada e beber muita água, outra dica importante para envelhecer com saúde é a prática de atividade física regularmente, principalmente depois dos 60 anos, o que pode combater parte dos efeitos adversos da idade em todos os sistemas do organismo. Quando fortalecemos os músculos e ossos, prevenimos as quedas, osteoporose e fraturas.

Outro benefício da prática regular da atividade física é o fortalecimento da saúde cardiovascular. O exercício físico orientado previne, trata e reabilita quem sofreu um infarto, sofre de hipertensão e é portador de doença metabólica como diabetes, colesterol alto e obesidade.

Fazer exercícios para o equilíbrio também é uma medida importante para melhorar a marcha e reduzir o risco de quedas.

Fazer atividades que estimulam o cérebro como ler, jogar palavras cruzadas, jogos de memória ou mesmo usar o computador para jogos online.

Buscar novos estímulos de aprendizagem ajuda a melhorar as funções cognitivas.

Tirar os idosos de casa ajuda a relação social.

Encontrar outras pessoas, sentir-se parte da sociedade interagindo com o outro, traz ganhos muito importantes para o cérebro e o humor dos idosos.